terça-feira, 29 de setembro de 2009

Quem serve quem?

O cidadão que serve o estado, pois independente de forma ou mudança nos regimes de governo quem sempre acaba sofrendo em forma de cobaia do estado é a classe dominada.
Até porque as idéias revolucionárias dificilmente saem do povo para o povo e sim da classe mais favorecida para o povo. Visando seus pontos de vista mascarados em propostas de uma sociedade menos desigual.
Sempre que houver novas mudanças, propostas e novos ideais devemos nos perguntar: O que a pessoa que as propõem ganhará com isso? Pode ter certeza que é mais do que qualquer um de nós!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O fim dos impérios.

Alguns países do norte do atlântico , dominaram os países não europeus com grande
facilidade por causa de sua tecnologia e interesses econômicos ( capitalismo e a sociedade burguesa ) que ate 1917 era o único modelo.
Logo após chegou o comunismo que poderia ser combinado com outras ideologias com tanto que o interferisse .
Nessa época com o grande analfabetismo e a falta de conhecimento os países que eram dominados pelo ocidente mal dominariam a língua inglesa e as pouquíssimas pessoas que tinham esse conhecimento se tornaram da elite de comerciantes e industriais e economistas do sub-continente.
Um exemplo foi a família Gandhi que por mais que tivessem sido educados no modo ocidental ( Grã-Bretanha ), Mas não quer dizer que eles aceitaram a cultura dos países que eles tinham como modelo mas sim sua cultura natural.
Alguns países descolonizados procuravam no modo da URSS ( que superou seu atraso através da industrialização planejada ).
O capitalismo tomou conta de tudo e foi o motivo da grande depressão que foi um marco que desestruturou os grandes impérios.
Alguns países dependentes continuaram sua produção e tentando se administrar pois a maioria era comandado pelo norte do planeta exceto América.

Qualquer grupo que se denominasse independente na parte rural "auto-sustentável" era classificado pelos europeus como “tribos"", a idéia de que ele podia ser territorialmente separado de outro povo com o qual coexistia, se misturava e dividia funções era difícil de captar, porque fazia pouco sentido.Os povos da época colonial era dividido pelo imperialismo , e aumentava a resistência dos povos por conta das mudanças que eles eram obrigados a sofrer , impondo uma cultura e modernidade totalmente diferentes.Uma das armas para a mobilização popular era usar seu tradicionalismo e cultura como uma maneira de persuasão as classes mais baixas como era feito na Índia.

Antes de 1914 os movimentos anti-coloniais eram mais leves perto do estava por vir em vista da quase total liquidação dos impérios coloniais ocidentais e japoneses no decorrer do meio século que se seguiu à eclosão da Primeira Guerra Mundial.

Contudo, a Primeira Guerra Mundial foi o primeiro conjunto de acontecimentos que abalou seriamente a estrutura do colonialismo mundial . A Grã-Bretanha após a segunda guerra desistiu de resistir a descolonização , o único império que continuou de armas em punho foi a frança pois não havia entrado na guerra. Em 1950, a descolonização asiática estava completa, a não ser pela Indochina. Enquanto isso, a região do islã ocidental,era transformada por uma série de movimentos populares, golpes revolucionários e insurreições, começando com a nacionalização das

empresas de petróleo ocidentais no Ira.Em 1956 a Grã-Bretanha abriu mão do domínio do Sudão pois já não conseguiu manter o Egito também .No fim da década de 1950 já estava claro o fim dos impérios , em 1970 nenhum território de tamanho significativo continuava sob administração direta das ex-potências colonialistas , acabando assim com a era imperialista .